segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Conteúdos: Para quê? e Para quê?­

Os conteúdos programáticos para o ensino são fundamentais. Cada professor deve seguir sem duvidas os programas e objetivos traçados. Afinal existe toda uma avaliação que já foi realizada previamente. Contudo são necessárias atualizações destes conteúdos de forma a tornar produtivas as aulas. A evolução e permanente no que diz respeito o aprendizado, todos os dias surgem coisas novas e isto faz com que nos seres humanos estejamos sempre atualizados para poder viver em sociedade com qualidade de vida.
Alem disso cabe aos professores estar também em permanente aperfeiçoamento e atualização. Se os conteúdos mudam, os professores também devem encontram as formas mais adequadas para tornar possível a assimilação do conteúdo pelos alunos, aproveitando ao maximo as aulas, produzindo com competência um ambiente de aprendizado e conhecimento.



Por que avaliar?

A avaliação e a forma pela qual classifica-se o aprendizado de um aluno. E pela avaliação que se atribui notas para os alunos. Contudo a avaliação e em grande parte baseada em dados quantitativos. Os números por si so não transmitem a certeza de um aprendizado consistente e que de fato acompanhe o aluno pela sua vida. E necessário que aconteça uma avaliação pelo conjunto de competências e capacidades do aluno medindo-se de forma quantitativa e qualitativa o seu aprendizado em todos os aspectos. Promover estudos aprofundados dos conteúdos, promovendo formar de avaliações individuais e coletivas, de forma a instigar o aluno ao desenvolvimento consistente.



Projeto de aprendizagem.

Fazer um projeto de aprendizagem consiste em promover novas formas de conduzir os estudos e ensinamentos de forma cooperada. Um projeto de aprendizagem pode vir de encontro as novas tendências de avaliação de conteúdos, adaptando-se e melhorando-se a todo o tempo, de acordo com as necessidades presenciadas. Vem de encontro também com as formas de avaliação, instigando os alunos a cada vez mais buscarem o conhecimento para sua própria satisfação e evolução. O aprendizado não deve ser visto como uma obrigação pelo aluno e sim como oportunidade de vida. Portanto, qualquer que seja a forma de ensinar, um projeto de aprendizado deve ter por base tais condições.

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Kátia,

Que bom que vc conseguiu ler os textos propostos e fazer suas reflexões.

Porém a atividade desta etapa era responder a nossa instigação baseada nos textos prpostos: "Como são desenvlvidos os conteúdos e como é realizada a avaliação no desenvlvimento de um PA"?